Para mim, cultura geral é:
- Saber as leis de Newton
- Saber o que é a sequência de Fibonacci
- Saber o que é um número primo
- Saber a teoria da relatividade
- Saber que não faz sentido deixar a bateria de um equipamento descarregar completamente numa tentativa de não a "viciar"
- Saber que ser atingido por um relâmpago nada tem haver com o facto de estar a usar algo de metal
- Saber que existem 10 tipos de pessoas no mundo, as que compreendem numeração binária e as outras
- Saber quem é o Roger Waters
- Saber quem foi a Janis Joplin
- Saber qual é a língua mais falada no mundo
- Saber quantos bits tem um byte
- Saber que a música "Behind blue eyes" não é dos Limb Bizkit
- Saber que a música "Up town girl" é do Billy Joel e não de uma boys band
- Saber que a música "I´m feeling good" foi cantada pela Nina Simone antes dos Muse a tornarem tão conhecida
Não sei quem escreveu uma série de livros que possivelmente deveria saber, não percebo muito arte, percebo pouco de cinema e não sei o nome de uma série de realizadores. Não dediquei todo o tempo que gostava a leitura de romances considerados importantes, ou ao estudo da arte e de cinema. Dediquei-me a tentar perceber o funcionamento de uma série de coisas de usamos no dia-a-dia. Se isso faz de me inculta? Penso que não. Se isso faz de mim mais culta do que quem percebe de literatura, cinema, artes, política ou outras coisas de tal? Penso que não.
90% dos meu amigos não partilham a minha cultura, têm a deles. E se querem que vos diga, não o queria doutra forma. Aprendemos uns com os outros, temos conversas diversificadas e animadas. Partilhamos culturas. Não nos julgamos por ter mais ou menos cultura, porque conseguimos perceber que é quase impossível medir a cultura geral de alguém.
Prometi a mim mesma que não ia falar da revista sábado, mas hoje tive uma discussão ridícula sobre o conceito de "cultura geral" e portanto aqui deixo a minha opinião.
36 comentários:
És pouco geek, és! :|
concordo mais ou menos contigo.
Cultura geral devia ser o mínimo indispensável comum a toda a gente que depois iria aprofundar a sua cultura consoante a sua área ou de trabalho ou de gosto pessoal.
Acho que não saber quem é o julio verne uma falha cultural - mesmo sem ler ou gostar dos seus livros - assim como não saber quem é a Lady Gaga também é uma falha - não estou a dizer que ela presta.
Os ramones por sua vez, por mais awesome que sejam, já não posso dizer que todos devam conhecer - nem todos podemos ser awesomes.
O que digo é que há sempre um mínimo que deve ser a cultura geral senão a palavra geral não tá propriamente ali a fazer muito.
está tão bem escrito, Gasper! há pessoas que nisto das músicas etc ainda têm a coragem de discutir comigo.. e depois lá vai a mariana para o youtube mostrar etc. :)
Olha, da tua lista só sei uma: que um número primo, é um número que é filho de uma tia ou um tio nosso. ahahah
É complicado, essa coisa da cultura.
O meu pai nunca foi à escola. Aprendeu a escrever e a ler muito pouco durante seis meses que esteve preso por "roubar" junco (aquela cena de fazer cabazes) à poderosa Companhia das Lezírias do Tejo e Sado, ainda antes de eu nascer.
Sabia cavar, arar, semear, fazer uma casa de adobes, de carpinteiro de toscos, remendava os furos da bicicleta, arranjava as rodas de madeira da carroça e ainda olhava pró céu e sabia dizer se amanhã ia chover, ou cair geada...
Se isso não é cultura, o que será?
Ahh, o velho morreu quase na miséria, com a coluna toda rebentada dos trabalhos pesados que fez e ninguém lhe erigiu uma estátua lá na terra, porque não havia espaço para os outros todos que eram iguais a ele.
E "prontes", para onde é que te mando os bilhetes? (para a grande noite do fado à desgarrada) ahahahah
Eu não sei as leis de Newton. Mas sei os países todos da europa (e mais um monte deles espalhados pelo mundo). E sei o que é um passpartout .
Epá, sei essas coisas quase todas por acaso.
Epá, mas há cenas básicas que toda a gente devia saber né, não só por uma questão de cultura, mas também porque são importantes.
O importante é isso é sabermos ter conversas e aprendermos uns com os outros:)
Olha que eu sei a teoria de relatividade relativamente mal.
As leis de Newton aplicam-se à apanha da fruta, não é? Da pêra rocha, acho eu... ou da maçã reineta?
E termino como comecei:
Tudo é relativo. Até a cultura geral.
Afilto, sou um bocadinho sim, mas dado que és programador não podes falar :p
André, acho que não saber quem é a Lady Gaga é uma felicidade e acho indispensável saber quem são os Ramones, mas compreendo o teu ponto de vista :)
m, (obrigada pá) és cá das minhas ;)
Mim, ora aí está um grande exemplo de cultura, sem dúvida :) Quanto aos bilhetes, eu quero estar na guest list, sim? ahaha
Manteiga, isso para mim é, sem dúvida, cultura!
eu-sou-eu, que crominha pá! ahah Sim, concordo que há coisas que todos deviam saber. Mas a generalização da coisa não pode ser levada ao extremo.
Tulipa azul, e torna as conversas tão mais interessantes :)
sminovo, comentário inteligente pá! (Não esperava eu outra coisa :p)
Sou crominha com muito gosto xD
Sim, nem todos podemos perceber do mesmo, senão ficavam áreas sem ninguém a explorar
Ahah e as conversas bastante mais desinteressantes!
Concordo com o teu post, por exemplo se fosse eu a fazer essa lista ia ser diferente, tirava as coisas mais relacionadas com física e adicionava temas virados para a história, política economia... enfim, isto não faz de mim burra, nem de ti, são temas e conhecimentos diferentes. Portanto tens toda a razão! Gostei.
Sem dúvida. Mas há pessoas que quando não dominam um assunto, limitam-se a responder-te com um "pois" e eu passo-me xD Eu se não tiver opinião sobre algo, digo (tenho opinião formada sobre quase tudo).
Susi, ora nem mais! As pessoas são diferentes, o que não faz com que sejam mais ou menos burras.
eu-sou-eu, olha tu e eu, quando não sei ou não tenho opinião também digo. (Mas é raro, quero sempre opinar ahahaha)
Eu sou de poucas falas, mas quando falo é acertado (ou não, digo tanto disparate xD). Mas é tão mais fácil dizer "não tenho opinião sobre esse assunto", poupavam-me o mau humor xD Assim é que tem que ser, mesmo não dominando o assunto tentamos perceber ahah
De cultura só percebo como se plantam couves e batatas..
Vá, nem isso sei, ahahah
Mas acho que há coisas perfeitamente dispensáveis..
Eu cá não percebo nada de plantar couves e batatas ahaha
Nem eu, mas shiu. Ninguém precisa de saber, ahahah
Ahaha será o nosso segredo!
Há umas quantas coisitas ai que não sei :p, mas adorei o teu ponto de vista..acho que nunca tinha pensado nesta questão dessa forma... realmente, cada um tem a sua cultura e ao sermos diferentes aprendemos uns com os outros lá está. Para mim o que me causa mesmo nervos é a existência de certas pessoas que não sabem, não querem saber e ainda acham piada por serem ignorantes :/
Ju, aí estamos de acordo. Acho horrível ter orgulho ou achar piada à ignorância. "Se perguntares és ignorante por um momento, se não perguntares és ignorante para toda a vida" ;)
Cultura geral é isso mesmo: geral. Por isso cada um tem a sua, mas certas pessoas não têm mesmo cultura. Ponto.
Se por culpa delas ou de outros, isso já não sei!
Gasper concordo contigo. Cada um tem a sua cultura e no partilhar é que está o ganho. Eu de Física percebo pouco, mas de História já percebo bem mais (é um ex). Acho que alargarmos os nossos conhecimentos a variadíssimas coisas é muito bom e exercita o tico e o teco (são os meus neurónios). Não nos devemos ficar por aquilo que estudámos ou estudamos. Posso dizer-te que tenho uma colega de curso que pensava que o Gabriel Garcia Marquez tinha escrito um livro de Direito Constitucional :|
Só não caí para o lado porque estava sentada. Isto para mim é falta de cultura. Para alguna talvez não...
Ah ah ah, inteligente... não gozes, que podes vir a ter um filho assim eheheh.
Paula, também é verdade.
Licenciada desempregada, essa do Gabriel Garcia Marquez é sem dúvida uma falha muito grave. Não sei se dá vontade de rir ou de chorar.
sminovo, ahaha Fiz-te um elogio, e tu não o levaste a sério, fico deveras ofendida :P
A cultura passa também por compreender os outros e aceitar as suas ideias. Beijos
LIKE à moda do facebook.... ora aí está algo que eu só não escrevi, porque sabia que alguém o ia fazer :D exactamente o que eu penso +.+
Txii, essa dos números binários é muito forte para algumas pessoas xD
Para não falar dos Bits.
Existem mil e uma coisas que podem ser cultura geral.
Cultura geral passa pela música e filmes mas também passa pela politica e economia. Estas últimas duas é que quase toda a gente foge.
PS: MUSE está muito a cima de cultura geral, já é bom gosto para mim xD (isto implica saber todas as músicas, letras e covers xD)
Catarina, ora nem mais :)
Meia Dose, rapariga esperta ehehe
faa, dado o teu comentário à numeração binária e aos bits, informo que me cheira aqui a geek :p Claro que a cultura geral é um misto de vários assuntos, mas quem é que decide quais? E o que tem de se saber de cada um? São conceitos muito relativos. Quanto aos Muse, isso já é amor ;)
Busted, tirei a licenciatura de eng. informática :)
Sim, MUSE e eu temos uma relação muito próxima xD
Ahaha logo vi ;) Takes one to know one :p
ahah, ora nem mais :)
Gasper,
Sabes isso tudo? Tudinho?
Tadinha!!!
Vou-me embora...
Ah, e não te ensino nada!
Estavas à espera, estavas?!
Pois!
Teresa, sempre do contra, mas é sempre um prazer.
Gosto do teu ponto de vista, e em parte uso-o em minha defesa muitas vezes! Enfim, todos nós sabemos algo em comum e todos nós sabemos algo que os outros não sabem, se é cultura geral não sei, mas é cultura certamente!
Enviar um comentário